Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).
A atuação do urologista moderno está muito relacionada com os cuidados da saúde do homem, área muito negligenciada. Por meio de visitas regulares ao urologista, o homem pode fazer um melhor controle de sua saúde, evitando problemas e ainda diagnosticando precocemente doenças, como é o caso do câncer da próstata.
Do ponto de vista cirúrgico, a Urologia é uma das especialidades médicas que mais desenvolveu nos últimos anos, tendo incorporado tecnologias que visam reduzir o impacto dos tratamentos, sendo o principal exemplo a Videolaparoscopia, que permite a realização de cirurgias com incisões mínimas. A Endourologia é outra importante área da Urologia, que representa uma grande gama de procedimentos cirúrgicos que são realizados internamente ao trato urinário, na maioria das vezes sem a necessidade de incisões na pele. Em conjunto, essas inovações compõem a assim chamada Urologia Minimamente Invasiva, que permite uma recuperação mais rápida aos pacientes que precisam ser operados.