Visitas médicas regulares permitem que a avaliação de fatores ambientais, genéticos e relacionados ao estilo de vida possam manter a saúde no seu conceito mais amplo, que é o bem-estar bio-psico-social. Por vários anos, o conceito de Medicina Preventiva foi relacionado apenas à ação do Médico da Família, que por suas ações na comunidade consegue reduzir a incidência e o impacto de doenças. A concepção mais moderna da Medicina Preventiva enfoca os diversos aspectos da qualidade de vida e abrange diferentes níveis, de acordo com a área de atuação do profissional. O Urologista, embora seja um profissional especializado no tratamento de doenças do aparelho geniturinário, também tem o papel de abordar todos os níveis da Medicina Preventiva.
Nível Primário
O nível primário é o mais conhecido e se refere à prevenção das afecções por meio da eliminação dos agentes causadores ou pelo aumento da resistência a eles. Como exemplos, podemos citar a imunização (vacinas), orientações de dieta saudável e atividades físicas e a interrupção do tabagismo.
Nível Secundário
Esse nível consiste na detecção precoce e abordagem das doenças antes do aparecimento de sintomas. O rastreamento do câncer da próstata é um dos principais exemplos.
Nível Terciário
Trata-se de um conjunto de medidas terapêuticas que visam tratar doenças que já se manifestaram e a reabilitação posteriormente. Cálculos urinários que causam cólica nefrética e hiperplasia prostática que leva a dificuldade para urinar são amostras desse nível.
Nível Quaternário
Trata-se do uso judicioso dos recursos terapêuticos e diagnósticos disponíveis, evitando-se assim prejuízos financeiros e riscos à saúde desnecessários. O acompanhamento regular com o Urologista contribui para esses objetivos, pois o Médico passa a conhecer melhor seu paciente.